ON-LINE
imagem curso

Controle Interno: Governança Organizacional e Controle Interno

ONLINE 2023

Gravado no TCE-PR em junho de 2023. Carga Horária Total: 3 hs (4 vídeos, totalizando aproximadamente 57 min de duração). Será fornecido um Certificado para o aluno que obtiver nota maior ou igual a 70 (setenta) no teste de Avaliação Final.

Objetivo

Este é o evento 06/06 da Série "Controle Interno". Os eventos anteriores são:
* 1/06 - Controle Interno: Conceitos Fundamentais.
* 2/06 - Controle Interno: A Unidade de Controle Interno.
* 3/06 - Controle Interno e Gestão de Riscos.
* 4/06 - Controle Interno e o Modelo de 3 Linhas na Administração Pública.
* 5/06 - Fundamentos para Efetiva Atuação da Auditoria.

Objetivo:
Atualizar o jurisdicionado e órgãos especializados quanto aos instrumentos e estrutura do Controle Interno.
O último curso da série aborda a relação entre gestão de riscos, governança e controle interno.

Público-alvo:
Servidores Públicos, Agentes Políticos, estudantes e cidadãos em geral com atividades relacionadas, direta ou indiretamente, ao setor público.

Instrutores:
* Ely Celia Corbari - Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná desde 2003, atuante como Coordenadora de Fiscalização da 5ª Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná desde 2019. Foi responsável pela Controladoria Interna do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, nos anos de 2017 e 2018. É formada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná e especialista nas áreas de Gestão Pública e de Contabilidade e Gestão Estratégica. É professora de graduação e pós-graduação e pesquisadora nas áreas de contabilidade, controladoria e demais temas voltados para a gestão pública. Escreveu diversos artigos publicados em congressos brasileiros e revistas nacionais e internacionais. Publicou diversos livros e capítulos de livros, dentre os quais o de “Controle Interno e Externo na Administração Pública”, de “Administração de Custos” e de “Análise de Projeto e Orçamento Empresarial”. Elaborou juntamente com outros servidores do TCE/PR as Diretrizes e Orientações para Controle Interno voltados para os Jurisdicionados do Tribunal. Iniciou sua carreira na Prefeitura Municipal de Cascavel como estagiária da folha de pagamento, passando posteriormente a atuar como Contadora na área de Planejamento e Orçamento Público.

Turmas e Temas

Curso Online

  • Accountability na Administração Pública.
  • Governança.
  • Relações entre governança e gestão de riscos.
  • Questões relacionadas ao Controle Interno.

Cursos Pré-requisito

Este evento não possui pré-requisito.

Materiais de Divulgação

Este evento não possui materiais.

Cursos Relacionados à: Controle Interno: Governança Organizacional e Controle Interno