ON-LINE
imagem curso

Controle Interno: A Unidade de Controle Interno

ONLINE 2023

Gravado no TCE-PR em junho de 2023. Carga Horária Total: 3 hs (6 vídeos, totalizando aproximadamente 2 hora e 15 min de duração). Será fornecido um Certificado para o aluno que obtiver nota maior ou igual a 70 (setenta) no teste de Avaliação Final.

Objetivo

Este é o evento 02/06 da Série "Controle Interno". O evento anterior é:
* 1/06 - Controle Interno: Conceitos Fundamentais.

Objetivo:
Atualizar o jurisdicionado e órgãos especializados quanto aos instrumentos e estrutura do Controle Interno.

Público-alvo:
Servidores Públicos, Agentes Políticos, estudantes e cidadãos em geral com atividades relacionadas, direta ou indiretamente, ao setor público.

Instrutores:
* Ely Celia Corbari - Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná desde 2003, atuante como Coordenadora de Fiscalização da 5ª Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná desde 2019. Foi responsável pela Controladoria Interna do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, nos anos de 2017 e 2018. É formada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná e especialista nas áreas de Gestão Pública e de Contabilidade e Gestão Estratégica. É professora de graduação e pós-graduação e pesquisadora nas áreas de contabilidade, controladoria e demais temas voltados para a gestão pública. Escreveu diversos artigos publicados em congressos brasileiros e revistas nacionais e internacionais. Publicou diversos livros e capítulos de livros, dentre os quais o de “Controle Interno e Externo na Administração Pública”, de “Administração de Custos” e de “Análise de Projeto e Orçamento Empresarial”. Elaborou juntamente com outros servidores do TCE/PR as Diretrizes e Orientações para Controle Interno voltados para os Jurisdicionados do Tribunal. Iniciou sua carreira na Prefeitura Municipal de Cascavel como estagiária da folha de pagamento, passando posteriormente a atuar como Contadora na área de Planejamento e Orçamento Público.

* Mauro Munhoz - Inspetor da 5ª Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná desde 2019. Servidor efetivo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná desde 1994. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativa de Rolândia/PR. Especialista em Administração Pública pela UFPR. MBA em Controle Externo pela Fundação Getúlio Vargas. Controlador-Geral do Estado do Paraná entre janeiro/2011 a maio/2012. Inspetor da 5ª Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, no período de maio/2012 a dezembro/2016. Coordenador-Geral de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, nos anos de 2017 e 2018. Atuou como analista contábil das Entidades Públicas da Administração Estadual, de 1994 a 1997. Prestou assessoria à Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, especialmente na apreciação e análise dos Projetos de Lei de Orçamento do Estado do Paraná, de 1996 a 2010. Atuou como técnico contábil e contador da Prefeitura Municipal de Cambé/PR, no período de junho/1984 a abril/1994.

Turmas e Temas

Curso Online

  • Conceitos e atribuições.
  • Estrutura e unidade de Controle Interno.
  • Plano de atividades.
  • Avaliação de Controles Internos.
  • Auditoria.
  • Limitações do Controle Interno.

Cursos Pré-requisito

Este evento não possui pré-requisito.

Materiais de Divulgação

Este evento não possui materiais.

Cursos Relacionados à: Controle Interno: A Unidade de Controle Interno