ON-LINE
imagem curso

Contabilidade Pública pelo TCE-PR - Alteração da Programação Orçamentária

EGP ONLINE 2020

Gravado no TCE-PR em outubro de 2020. Carga Horária Total: 3 hs (8 vídeos, totalizando 1 h e 52 min de duração). Será fornecido um Certificado para o aluno que obter nota maior ou igual a 70 (setenta) no teste de Avaliação Final.

Objetivo

Este é o evento 6/9 da Série "Contabilidade Pública pelo TCE-PR". Os eventos anteriores são:
1/9 - "Contabilidade Pública pelo TCE-PR - Noções de Orçamento Público".
2/9 - "Contabilidade Pública pelo TCE-PR - Plano de Contas Aplicado ao Setor Público".
3/9 - "Contabilidade Pública pelo TCE-PR - Receita Orçamentária".
4/9 - "Contabilidade Pública pelo TCE-PR - Procedimentos referentes à Receita Orçamentária".
5/9 - "Contabilidade Pública pelo TCE-PR - Despesa Orçamentária".

Objetivo:
Instrumentalizar o jurisdicionado a entender conceitos básicos de contabilidade para as tarefas desempenhadas na Administração Pública.

Público alvo:
Servidores Públicos, Agentes Políticos, estudantes e cidadãos em geral com atividades relacionadas, direta ou indiretamente, ao setor público.

Instrutor:
* Márcio José Assumpção - Mestre em Administração pela Universidade de Extremadura (UNEX) - Espanha, título revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Pós-graduado em Auditoria Interna e Controladoria de Gestão pelo Instituto Superior de Pós-Graduação (ISPG) - Faculdades SPEI. Coautor do Livro Manual do Vereador do Paraná, lançado pela Editora Germânica. Autor do Livro Contabilidade Aplicada ao Setor Público, lançado pela Editora IBPEX e do Livro Contabilidade Pública lançado pelo IESDE - Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino. Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Paraná, eleito para o período 2012 - 2015. Coordenador da Comissão do Contador Público do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Paraná de 2012 a 2015 e 2018. Diretor do SICONTIBA - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba para o mandato 2011-2013 e Diretor Suplente no mandato 2014 a 2016. Agraciado com o Título de Cidadão Benemérito da cidade de Palmeira-PR em 2013. Agraciado em 2007 com o Prêmio Professor João Crisóstomo Arns, concedido pela Câmara Municipal de Curitiba a personalidades que se destacam frente à área acadêmica, contribuindo de forma significativa com o desenvolvimento de atividades ligadas à educação e a cultura no Município de Curitiba. Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Positivo, lecionando as disciplinas de Contabilidade Geral, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Teoria da Contabilidade, além de orientação a Trabalhos de Conclusão de Curso. Analista de Controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Atuou como Coordenador do curso de Ciências Contábeis das faculdades SPEI no período de 2004 a 2009, além de professor da disciplina de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Atua como professor de cursos de Pós-Graduação. É filho do seu Durval, o pracinha da FEB e da Dona Maria que trabalhava voluntariamente no pastel da Comunidade de Fátima em Palmeira-PR.
Currículo na plataforma lattes: http://lattes.cnpq.br/0604179750561311

Turmas e Temas

Curso Online

  • Créditos Adicionais.
  • Créditos Adicionais Suplementares.
  • Créditos Adicionais Especiais.
  • Créditos Adicionais Extraordinários.
  • Fontes de Créditos Adicionais.
  • Vigência dos Créditos Adicionais.
  • Contabilização dos Créditos Adicionais.
  • O Equilíbrio Orçamentário e os Créditos Adicionais.

Cursos Pré-requisito

Este evento não possui pré-requisito.

Materiais de Divulgação

Este evento não possui materiais.

Cursos Relacionados à: Contabilidade Pública pelo TCE-PR - Alteração da Programação Orçamentária