ON-LINE
imagem curso

Erros na Compra de Medicamentos: Falta de Planejamento

EGP ONLINE 2020

Gravado no TCE-PR em julho de 2020. Carga Horária Total: 1 hs (1 vídeo, totalizando 31 min de duração). Será fornecido um Certificado para o aluno que obter nota maior ou igual a 70 (setenta) no teste de Avaliação Final.

Objetivo

Este é o evento 4/5 da Série "5 Erros na Compra de Medicamentos".
Os eventos anteriores são:
1/5 - Curso "Erros na Compra de Medicamentos: Exigências não Razoáveis".
2/5 - Curso "Erros na Compra de Medicamentos: Termo de Referência Problemático".
3/5 - Curso "Erros na Compra de Medicamentos: Ignorar Pregão Eletrônico".

Objetivo:
Apontar a importância do planejamento na aquisição de medicamentos. Técnicas e métodos para planejar licitações de medicamentos.

Público alvo:
Servidores Públicos, Agentes Políticos, estudantes e cidadãos em geral com atividades relacionadas, direta ou indiretamente, ao setor público.

Instrutoras:
* Flávia Geórgia Quaesner Toledo - Bacharel em Direito pela PUC/PR, advogada, Vice Presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Paraná - AudTCE/PR. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar Filho (Curitiba/PR), especialista em Contratos Empresariais pela PUC/PR, especialista em Direito Comercial Internacional pela Faculdade de Direito de Curitiba (atual UniCuritiba). Larga experiência na assessoria jurídica preventiva e advocacia contenciosa, construída em empresas privadas e sociedades de economia mista de grande porte, como Petrobras, Compagas e Unimed Curitiba. Analista de Controle Externo do TCE/PR desde 2015.

* Mônica Holtz Cavichiolo Grochocki - Farmacêutica Industrial e Bioquímica; especialista em Atenção Farmacêutica e mestre em ciências (Bioquímica), pela Universidade Federal do Paraná; especialista em Didática do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi professora na PUC-PR e na UFPR; chefe da Divisão de Assistência Farmacêutica da Superintendência de Gestão de Sistemas de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná de 2007 a 2010; coordenadora e orientadora do Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica no SUS, da Escola de Saúde Pública do Paraná, entre 2008 e 2011; conteudista de referência e orientadora no Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica na modalidade a distância (Ministério da Saúde e UFSC), entre 2010 e 2015. Atualmente é diretora técnica do Consórcio Intergestores Paraná Saúde; membro titular da Comissão de Assistência Farmacêutica do Serviço Público do CRF-PR; membro do Grupo Técnico Medicamentos que trata de Logística Reversa desde 2011; representante da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica no Estado do Paraná.

* Deise Regina Sprada Pontarolli - Possui graduação em Farmácia Industrial e Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (1983); especialização em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde (2003) e Gestão da Assistência Farmacêutica do SUS (2012). É servidora da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná desde 1984. Tem experiência na área de gestão, com ênfase em Farmácia, atuando principalmente na Assistência Farmacêutica.

Turmas e Temas

Curso Online

  • Planejamento. Importância, requisitos e etapas.
  • Estudos preliminares. Pedidos de aquisição.
  • Elaboração do Termo de Referência.
  • Questões técnicas de medicamentos.

Cursos Pré-requisito

Este evento não possui pré-requisito.

Materiais de Divulgação

Este evento não possui materiais.