ON-LINE
imagem curso

Mutações do Patrimônio Líquido no Setor Público

EGP ONLINE 2019

Gravado no TCE-PR, em 2018, por ocasião de evento presencial destinado aos seus jurisdicionados. Carga Horária Total: 2 hs (4 vídeos, totalizando 1 hs e 36 min de duração). Será fornecido um Certificado para o aluno que obter nota maior ou igual a 70 (setenta) no teste de Avaliação Final.

Objetivo

Este é o sétimo de nove cursos da Série Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público.

Objetivo:
Delinear a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, seus elementos constitutivos e sua importância para o setor público, bem como para os órgãos de controle, notadamente externos, à luz das normas aplicáveis às finanças públicas, inclusive internacionais.

Público alvo:
Servidores Públicos, Agentes Políticos, Contadores, estudantes e cidadãos em geral com atividades relacionadas ao setor público.

Professor:
Gilvan Dantas - Graduado em Ciências Contábeis pela AEU/DF. Pós-graduado em Gestão Empresarial Estratégica pela FGV. É Auditor de Finanças e Controle da STN (Secretaria do Tesouro Nacional) desde 2003. Graduado em Ciências Contábeis pela AEU/DF. Pós-graduado em Gestão Empresarial Estratégica pela FGV. É Auditor de Finanças e Controle da STN (Secretaria do Tesouro Nacional) desde 2003. Coordenador Geral de Contabilidade e Custos do Ministério da Fazenda. Participou dos grupos de trabalho no processo de implantação do Sistema de Informação de Custos do Governo Federal, da Implantação do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), da Implantação do PCASP (Plano de Contas Aplicado ao Setor Público) e DCASP (Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público na União) e da concepção e desenvolvimento do MCASP (Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público) e do Manual de Demonstrativos Fiscais – MDF. É palestrante e professor especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Custos no Setor Público. Foi membro do Grupo Assessor da Área Pública do Conselho Federal de Contabilidade. Exerceu a função de Subsecretário de Contabilidade Pública da STN. Foi Coordenador-Geral de Contabilidade da União e Contador Geral da Companhia de Saneamento do Distrito Federal/CAESB.

Turmas e Temas

Curso Online

  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido no âmbito das normas internacionais e nacionais de contabilidade – apontamentos sobre sua exigibilidade de sua elaboração por parte das entidades do setor público.
  • Estrutura, Elementos e objetivos da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Métodos de elaboração: crítica técnica.
  • Classes de contas refletidas na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e formas de análise: avaliação a respeito da possibilidade de se obter informações diretamente nas respetivas contas.

Cursos Pré-requisito

Este evento não possui pré-requisito.

Materiais de Divulgação

Este evento não possui materiais.

Cursos Relacionados à: Mutações do Patrimônio Líquido no Setor Público