ON-LINE
imagem curso

PSP2 - Aposentadorias no Regime Próprio de Previdência

ONLINE 2024

Gravado no TCE-PR em janeiro de 2024. Carga Horária Total: 3 hs (8 vídeos totalizando aproximadamente 1 h e 2 min de duração). Será fornecido um Certificado para o aluno que obtiver nota maior ou igual a 70 (setenta) no teste de Avaliação Final.

Objetivo

Este é o evento 2/4 da Série "PSP - Previdência para Servidores Públicos". O evento anterior é:
* 1/4 - PSP1 - Evolução da Previdência Social.

Objetivo:
Capacitar e informar servidores públicos acerca das principais questões relacionadas à previdência de servidores públicos.

Público-alvo:
Servidores Públicos, Agentes Políticos, estudantes e cidadãos em geral com atividades relacionadas, direta ou indiretamente, ao setor público.

Instrutor:
* Erick Braga Valentim - Graduado em Ciências Atuariais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e realizou intercâmbio acadêmico na Universidad de Jaén (Espanha), no curso de graduação em Estatística. Também possui especialização em Finanças pela Faculdade de Economia e Finanças IBMEC (2016), especialização em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes (2017), especialização em Atuária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018) e Mestrado em Estatística, Matemática e Computação pela Universidade Aberta de Portugal/Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Atualmente, ocupa o cargo de Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e ministra cursos pela Escola de Gestão Pública do TCE-PR. É membro do Instituto Brasileiro de Atuária (n.º 2440) e possui experiência nas áreas de Aprendizagem de Máquina, com ênfase em Imagiologia Médica, Sistemas de Alerta (Warning Systems), Previdência Social e Provisões Técnicas. Lecionou Matemática Atuarial no curso de graduação em Ciências Atuariais da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Turmas e Temas

Curso Online

  • Aposentadorias no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
  • Aposentadoria voluntária.
  • Aposentadoria por invalidez permanente.
  • Aposentadoria compulsória e especial.
  • Contagem do tempo de contribuição.
  • Compensação financeira entre regimes de previdência.
  • Contribuição de aposentados e pensionistas.

Cursos Pré-requisito

Este evento não possui pré-requisito.

Materiais de Divulgação

Este evento não possui materiais.